OMS critica novo modelo de registro de mortes por Covid-19 na China: ‘Não reflete surto’

Atualmente, país enfrenta nova onda de infecções

Por Da Redação
Às

OMS critica novo modelo de registro de mortes por Covid-19 na China: ‘Não reflete surto’

Foto: Reprodução/OMS

O diretor-executivo do Programa de Emergências em Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS), Michael Ryan, criticou nesta quarta-feira (4), durante coletiva, o novo modelo usado pela China para registrar mortes por Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Segundo ele, a nova definição não reflete o verdadeiro impacto do surto atual no país.

"Acreditamos que os números atuais publicados pela China sub-representam o impacto real da doença em termos de internações hospitalares, internações em terapia intensiva e, principalmente, em termos de mortes", declarou Ryan.

A China enfrenta o pior surto de infecções após a suspensão da política de "covid zero" no início de dezembro. Apesar da onda de casos, o país registra oficialmente poucas mortes ligadas à Covid-19 em razão de uma polêmica mudança na metodologia de contagem. Agora, apenas as pessoas que morrem em decorrência direta de insuficiência respiratória ligada ao coronavírus são contabilizadas nas estatísticas. "Consideramos que esta definição é muito restrita", reforçou o representante da OMS.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.