OMS desaconselha uso do remdesivir contra Covid-19

Entidade reuniu painel internacional com 24 especialistas para analisar os dados

[OMS desaconselha uso do remdesivir contra Covid-19]

FOTO: Reprodução

A Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou suas orientações e desaconselhou o uso do medicamento remdesivir contra a Covid-19 no tratamento de pacientes hospitalizados, independente da gravidade da doença. De acordo com a atualização, publicada ontem (19), as evidências atuais não sugerem que o remdesivir afete o risco de morte pela doença. 

O anúncio com as novas orientações ocorre após a empresa Gilead Sciences, fabricante do remdesivir, informar que a Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos EUA, aprovou o remdesivir para o tratamento da infecções pelo novo coronavírus. 

"O remdesivir pode ter recebido a aprovação do FDA, mas não a recomendação da OMS por causa das pesquisas mais recentes - que inicialmente mostraram algum benefício contra a Covid-19, mas à medida que mais dados se acumulam, isso parece estar mudando", disse o Dr. Amesh Adalja, acadêmico sênior do Johns Hopkins Center para Segurança Sanitária, que não estava envolvido nas orientações da OMS.

Para revisar os dados, a OMS reuniu um painel internacional de 24 especialistas e quatro sobreviventes da Covid-19. A recomendação contra remdesivir foi baseada em dados de quatro ensaios clínicos randomizados, incluindo 7.333 pessoas hospitalizadas com Covid-19.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Prefeituras-Bairro seguem com serviço de regularização eleitoral até dia 8]

Alistamento, transferência do título de eleitor para Salvador e revisão de dados eleitorais estão entre os serviços oferecidos

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!