• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • OMS diz que cortes no financiamento global prejudicam ao menos 70 países

OMS diz que cortes no financiamento global prejudicam ao menos 70 países

Em Genebra, diretor-geral Tedros Adhanom discute como lidar com crises na saúde

Por Da Redação
Ás

Atualizado
OMS diz que cortes no financiamento global prejudicam ao menos 70 países

Foto: Reprodução/OPAS

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou nesta segunda-feira (19), durante pronunciamento na Suíça, que pessoas em pelo menos 70 países estão perdendo tratamento devido a cortes no financiamento global. Atualmente, a organização enfrenta um rombo de US$ 600 milhões no orçamento anual.

“Muitos ministros me disseram que cortes repentinos e drásticos na ajuda bilateral estão causando graves perturbações em países e colocando em risco a saúde de milhões de pessoas”, afirmou Tedros Adhanom aos membros da OMS, durante a 78ª Assembleia Mundial da Saúde.

“Em pelo menos 70 nações, pacientes estão perdendo tratamentos, unidades de saúde fecharam, profissionais de saúde perderam seus empregos e as pessoas enfrentam um aumento nos gastos com saúde”, completou.

Centenas de funcionários da OMS se juntam a doadores e diplomatas em Genebra, a partir desta segunda-feira, para discutir como lidar com crises que vão da micose à cólera, sem o principal financiador: os Estados Unidos. À medida que o país dirigido por Donald Trump se prepara para sair da organização, a China está prestes a se tornar a maior fornecedora de taxas estatais.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário