OMS diz que hidroxicloroquina ou cloroquina não se mostraram eficazes contra o coronavírus
A declaração se deu após o anúncio do protocolo do Ministério da Saúde em liberar o uso dos medicamentos

Foto: Agência Brasil
Em uma coletiva virtual realizada nesta quarta-feira (20), o diretor-executivo da Organização Mundial da Saúde (OMS), Mike Ryan, afirmou que o uso dos medicamentos hidroxicloroquina ou cloroquina não se mostraram eficazes no combate ao novo coronavírus.
A declaração de Ryan foi feita após ser questionado sobre a decisão do governo brasileiro em divulgar um protocolo do Ministério da Saúde que prevê o uso da cloroquina em casos leves da doença. O documento foi divulgado nesta quarta (20), e, segundo o Ministério, o uso será voltado para pacientes no Sistema Único de Saúde (SUS).
Ainda segundo o diretor-executivo da OMS, Mike Ryan, toda nação pode aconselhar a população sobre o uso de qualquer medicamento, porém, "A hidroxicloroquina ou a cloroquina até agora não se mostraram eficazes contra a covid-19", pontou. Além disso, Ryan acrescentou que o uso dos medicamentos podem provocar efeitos colaterais nos pacientes.
Em resposta ao protocolo do Ministério da Saúde do Brasil, a Sociedade Brasileira de Imunologia criticou a decisão do governo federal e afirmou que o posicionamento “não apenas carece de evidência científica, além de ser perigoso, pois tomou um aspecto político inesperado” e pediu “bases em evidências científicas sólidas” para esse tipo de decisão.