OMS pede colaboração de países para investigar origens do novo coronavírus

O apelo acontece um dia depois de a China rejeitar planos para mais checagens a laboratórios e mercados em seu território

[OMS pede colaboração de países para investigar origens do novo coronavírus]

FOTO: Reprodução/R7

A Organização Mundial de Saúde (OMS) fez um pedido hoje (23), para que todos os países trabalhassem juntos na investigação sobre as origens do novo coronavírus. O apelo ocorreu um dia depois de a China rejeitar planos para mais checagens a laboratórios e mercados em seu território.

Os primeiros casos de covid-19 em humanos foram registrados na cidade de Wuhan, região central da China, em dezembro de 2019.

Este mês, a OMS propôs que as investigações na China continuassem, mas o vice-ministro da Comissão Nacional de Saúde do país, Zeng Yixin, disse na última quinta-feira (22) que não aceitaria a proposta como ela foi apresentada.

Quando questionado sobre a rejeição da China, o porta-voz da OMS, Tarik Jasarevic, disse durante uma reunião da ONU, em Genebra, que a intenção não era encontrar culpados. "Isto não é sobre política, não é sobre encontrar culpados."

"É basicamente um requisito que todos temos de tentar entender: como o patógeno entrou na população humana. Nesse sentido, os países têm a responsabilidade de trabalhar juntos e trabalhar com a OMS em espírito de parceria."


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!