Rússia deixa argentinos sem vacina contra o novo coronavírus

O porta-voz do Kremlin, afirmou que o país vai honrar seus compromissos de fornecer vacinas Covid-19 no exterior

[Rússia deixa argentinos sem vacina contra o novo coronavírus]

FOTO: Reprodução/Agência Brasil

Após a Rússia não entregar 19 milhões de doses da vacina covid Sputnik V para a Argentina, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse nessa sexta-feira (23), “Sempre dissemos que a principal prioridade é atender às necessidades de vacinação dos russos”.

Peskov afirmou a repórteres que o país vai honrar seus compromissos de fornecer vacinas Covid-19 no exterior. Moscou não enxerga a situação atual como uma "falha" na entrega das doses, mas sim como um "atraso".

“Quanto ao cumprimento das obrigações nos mercados externos, incluindo a Argentina, é claro, elas serão cumpridas”, disse Peskov, sobre vacinar as pessoas na Rússia que deve ser uma prioridade.

“A campanha pela vacinação universal se intensificou significativamente na Rússia e a compreensão dos cidadãos sobre os benefícios da imunização está crescendo constantemente. A taxa de vacinação está aumentando cada vez mais. Esta é uma prioridade absoluta”, acrescentou Peskov.

Há cerca de duas semanas, Cecilia Nicolini, assessora do Presidente Alberto Fernández, escreveu ao Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF), que é responsável pela exportação da vacina, dizendo que a escassez se tornou um problema crítico.

“Ainda precisamos receber as doses pendentes do Componente 1. Conforme indicado no contrato, ainda temos 18.734.185 doses pendentes para receber (5,5 milhões de C1 + 13,1 milhões de C2). Ainda estamos aguardando o cronograma de entrega de julho", disse Nicolini.

Buenos Aires aguardava pela entrega de pelo menos um milhão de doses do segundo componente do imunizante nos dias 10 ou 11 de julho, para realizar a vacinação de idosos naquele fim de semana. A remessa chegou com atraso, no dia 13, e com somente 550.000 doses.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!