OMS: Variante indiana já foi detectada em ao menos 53 países e territórios
Relatório da Organização aponta que a cepa B.1.617 é mais contagiosa e diminuiu a eficácia de vacinas

Foto: Reprodução / Mayo Clinic
A Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou relatório nesta quarta-feira (26) referente a variante indiana do novo coronavírus, a B.1.617. Segundo a Organização, ela já foi oficialmente detectada em 53 países e territórios.
O relatório aponta que a cepa B.1.617 é mais contagiosa e diminui a eficácia das vacinas da Pfizer e de Oxford/AstraZeneca, mas ainda é investigado se ela está relacionada a quadros mais graves de Covid-19 e se ela aumenta o risco de reinfecção.
Conforme o documento, até o momento, a OMS classifica quatro cepas como "variantes de preocupação" (conhecidas pela sigla VOC): a britânica (B.1.1.7), a sul-africana (B.1.351), a brasileira (P.1) e indiana (B .1.617).
"A evolução do vírus é esperada e, quanto mais o SARS-CoV-2 circula, mais oportunidades ele tem de evoluir. Reduzir o contágio por meio de métodos de controle de doenças estabelecidos e comprovados é parte essencial da estratégia global para reduzir as mutações que têm implicações negativas na saúde pública", alerta o relatório.
A OMS também afirmou já ter recebido informações, de fontes não oficiais, indicando que a variante B.1.617 foi encontrada em sete outros territórios, elevando o total para 60.


