Covid-19: Prefeituras não seguem recomendação do MPF e iniciam vacinação de jornalistas
Prefeitura de Maragogipe já iniciou imunização; Ilhéus realiza cadastro

Foto: Reprodução / Agência Brasil
Os municípios de Maragogipe e Ilhéus desconsideram orientação do Ministério Público Federal (MPF) que impediu o avanço da vacinação para jornalistas, e iniciam o processo de imunização para os profissionais de comunicação. A convocação para os profissionais da cidade foi divulgada nas redes sociais das duas prefeituras.
Na cidade de Maragojipe, a vacinação foi marcada para a terça (25) e quarta-feira (26). Para se vacinar o profissional precisa levar, além de documento de identificação e cartão do SUS, uma declaração de atividade. Já a prefeitura de Ilhéus, abriu um cadastramento a ser realizado pelas empresas de comunicação que irão incluir seus funcionários, sem determinar data para realização da vacinação.
Salvador, por sua vez, decidiu seguir a orientação do MPF e afirmou que não vai vacinar os profissionais de comunicação até que os critérios para inclusão da categoria na fila sejam esclarecidos para o órgão federal.
Em entrevista à rádio Metrópole, o secretário estadual de saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, esclareceu o papel da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) na determinação da fila de vacinados.
"A CIB pode deliberar e nós, diante dos números apresentados pelo sindicato dos jornalistas, decidimos que era o momento de proteger pelo menos os maiores de 40 que estejam expostos. Mas a CIB não pode obrigar as cidades a iniciar essa vacinação", detalhou.


