• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Onda de calor: consumo de energia elétrica no Brasil atinge novo recorde em novembro

Onda de calor: consumo de energia elétrica no Brasil atinge novo recorde em novembro

País registra o maior consumo da série histórica desde 2004

Por Da Redação
Ás

Onda de calor: consumo de energia elétrica no Brasil atinge novo recorde em novembro

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O Brasil alcançou o segundo recorde consecutivo de consumo de energia elétrica em novembro, atingindo a marca de 46.407 gigawatts-hora (GWh), um aumento significativo de 8,5% em relação ao mesmo período em 2022, conforme divulgado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Este é o maior consumo registrado desde 2004.

As ondas de calor foram apontadas como principal impulsionador do aumento, afetando as classes residencial e comercial, que apresentaram taxas de expansão de dois dígitos. Além disso, o consumo industrial também contribuiu para o cenário.

No acumulado dos últimos 12 meses, o consumo nacional atingiu a marca de 527.073 GWh, representando um crescimento de 7,5% em comparação com o período imediatamente anterior.

No que diz respeito ao ambiente de contratação, o mercado livre registrou um consumo de 18.482 GWh, respondendo por 39,8% do consumo nacional de energia elétrica em novembro. Este setor apresentou um notável crescimento de 9% no consumo e de 22% no número de consumidores, comparado ao mesmo mês do ano anterior.

Enquanto isso, o mercado regulado das distribuidoras, com um consumo de 27.925 GWh, respondeu por 60,2% do consumo nacional de eletricidade em novembro. Este setor apresentou um aumento de 8,1% em comparação com o ano anterior, acompanhado por um acréscimo de 2,3% no número de unidades consumidoras

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.