ONS registra melhoria nos níveis dos reservatórios de usinas hidrelétricas
Volume de água está maior nos quatro subsistemas do Brasil

Foto: Divulgação
Dados recentes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) mostram uma melhoria nos níveis dos reservatórios de usinas hidrelétricas de todo o país. Segundo o boletim mensal do órgão, no período de 25 a 31 de dezembro, o volume de água estará maior em todos os quatro subsistemas (Norte, Sul, Sudeste/Centro-Oeste e Nordeste) devido às chuvas acima da média na bacia do Rio São Francisco.
O boletim aponta, ainda, que a semana operativa mantém o padrão observado nas últimas semanas, com a formação de um sistema de baixa pressão, ao largo da costa da Região Sul. “Portanto, há previsão de precipitação acima da média semanal para as bacias dos rios Madeira, Tocantins, São Francisco e Parnaíba. As demais bacias de interesse do Sistema Interligado Nacional (SIN) apresentam previsão de precipitação abaixo da média semanal”, disse o ONS.
As chuvas previstas para a bacia do Rio Madeira devem colaborar para que o subsistema da Região Norte alcance 47,8% da capacidade. No Sul, as projeções indicam que o nível chegará a 41,1%, e, no Sudeste/Centro-Oeste, a 24,9%. A estimativa do ONS é de que os reservatórios terminem o ano com um volume maior que o registrado em 2020, quando os subsistemas Nordeste, Norte, Sul e Sudeste/Centro-Oeste encerraram o ano, respectivamente, com 46,1%, 28,1%, 27,5% e 18,67%, de energia armazenada nas usinas.