• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • ONU aponta 50% de chances de aumento de 1,5ºC na temperatura mundial

ONU aponta 50% de chances de aumento de 1,5ºC na temperatura mundial

Estimativa é de que o clima quente seja elevado em apenas cinco anos

Por Da Redação
Ás

ONU aponta 50% de chances de aumento de 1,5ºC na temperatura mundial

Foto: Rennata Corrêa/Creative Commons

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) relatou em boletim recente, há uma probabilidade de quase 50% de que o aumento das temperaturas ultrapasse o limite de 1,5ºC na comparação com as estatísticas pré-industriais nos próximos cinco anos.

A ação, no entanto, deve ser temporária e não deve se estabilizar de forma duradoura acima do limite. O Acordo de Paris sobre o clima, de 2016, visava conter o aumento da temperatura média abaixo de 2ºC em relação aos níveis pré-industriais, tentando, prioritariamente, mantê-lo abaixo de 1,5ºC.

Um boletim sobre clima divulgado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) das Nações Unidas, apontou que as chances do aumento de temperatura média ultrapassar 1,5ºC têm crescido desde 2015. À época, o risco era praticamente nulo.

As previsões do boletim se baseiam em dados do Serviço Meteorológico do Reino Unido (Met Office), que apontam uma probabilidade de 93%, que ao menos um dos anos entre 2022 e 2026 seja o mais quente já registrado.

De 2017 a 2021, a probabilidade era de 10%, subindo "para quase 50% no período 2022-2026", segundo a OMM.

"Este estudo mostra, com grande confiabilidade científica, que estamos nos aproximando sensivelmente do momento em que atingiremos temporariamente o limite inferior do Acordo de Paris. A cifra de 1,5ºC não é uma estatística escolhida aleatoriamente. Indica o ponto a partir do qual os efeitos do clima serão cada vez mais nefastos para as populações e para todo o planeta", explicou o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas.

Já Leon Hermanson, do Met Office, afirmou que, caso um ano supere o limite de 1,5ºC, isso "não quer dizer que teremos superado o limite emblemático do Acordo de Paris", e sim "é um sinal de que nos aproximamos de um cenário em que o limite de 1,5°C poderia ser superado por um período prolongado".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.