• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • ONU não tem como exigir comprovante de vacina de chefes de Estado, diz secretário-geral

ONU não tem como exigir comprovante de vacina de chefes de Estado, diz secretário-geral

A prefeitura da cidade de Nova York quer obrigar os chefes de Estado a mostrar comprovante de vacina

Por Da Redação
Às

ONU não tem como exigir comprovante de vacina de chefes de Estado, diz secretário-geral

Foto: Horacio Villalobos / Colaborador

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Antonio Guterres, disse à agência de notícias Reuters na quarta-feira (15) que ele não pode pedir aos líderes de países um comprovante de vacina contra a Covid-19 para que eles possam entrar no salão onde acontecerá a assembleia geral da ONU, marcada para o dia 21.

A cidade de Nova York disse que é preciso prova de vacinação para que as pessoas possam entrar no salão. A sede da ONU é em Nova York, mas trata-se de um território internacional que não é sujeito às leis dos EUA. 

Na semana que vem, chefes de Estado e ministros de Relações Exteriores deverão ir a Nova York para a reunião. Outros líderes já avisaram que não vão e que vão enviar vídeos, para evitar o risco de contaminação pelo coronavírus.

"Nós, como secretariado, não podemos dizer a um chefe de Estado que se ele não é vacinado ele não pode entrar nas Nações Unidas", disse Guterres.

Os dirigentes da ONU já se comprometeram a observar as regras locais de prevenção ao coronavírus.

"Nós conversamos com a prefeitura sobre as diferentes maneiras para garantir que haja o máximo de pessoas vacinadas, e o gabinete do prefeito disponibilizou uma capacidade de vacinação a nosso dispor. Então as pessoas que vierem poderão ser vacinadas", disse Guterres.

As discussões sobre quantos diplomatas podem ser vacinados ilustra a desigualdade da campanha global de vacinação –foram distribuídas 5,7 bilhões de doses no mundo, mas apenas 2% foram para a África.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.