• Home/
  • Notícias/
  • Tecnologia /
  • OpenAI suspende geração de vídeos de Martin Luther King após denúncias de conteúdos racistas

OpenAI suspende geração de vídeos de Martin Luther King após denúncias de conteúdos racistas

Famoso discurso "Eu tive um sonho" teve falas do ativista substituídas por sons de macacos

Por Da Redação
Às

OpenAI suspende geração de vídeos de Martin Luther King após denúncias de conteúdos racistas

Foto: Rowland Scherman/Wikimedia Commons; Reprodução

A OpenAI, criadora do ChatGPT, suspendeu a criação de vídeos com a imagem de Martin Luther King Jr, por meio da plataforma Sora. A empresa afirmou que alguns usuários criaram conteúdo desrespeitoso com a figura do ativista por direitos civis nos Estados Unidos.

O Sora utiliza inteligência artificial para poder interpretar comandos em texto e elaborar vídeos. Ele ficou mais acessível depois do lançamento no fim de setembro de um aplicativo para Android e iPhone. O app ainda não foi lançado no Brasil.

Os vídeos com a imagem de King incluem cenas que são simulados o ativista produzindo sons de macaco durante o famoso discurso "Eu tenho um sonho" e confrontando adversários em um ringue de luta livre, de acordo com o jornal The Washington Post.

A decisão de suspender a representação de King foi tomada a pedido da filha do ativista, Berenice A. King, em nome do espólio do líder negro americano.

"Embora haja fortes interesses de liberdade de expressão na representação de figuras históricas, a OpenAI acredita que figuras públicas e suas famílias devem, em última instância, ter controle sobre como sua imagem é usada", afirmou a OpenAI, em comunicado divulgado na noite da última quinta-feira (16).

No começo de outubro, Berenice A. King apoiou a filha de Robin Williams, que pediu aos fãs para deixarem de mandar vídeos de IA com a imagem do pai. "Concordo com relação ao meu pai. Por favor, parem", afirmou a filha de King.

O Sora também foi utilizado para gerar vídeos de figuras como a cantora Whitney Houston e o ex-presidente dos EUA, John F. Kennedy, além de conteúdos protegidos por direitos autorais como Pokémon e Bob Esponja.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.