• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Polícia prende 18 pessoas de facção criminosa envolvida em homicídios, tráfico de drogas, comércio ilegal de armas e lavagem de dinheiro

Polícia prende 18 pessoas de facção criminosa envolvida em homicídios, tráfico de drogas, comércio ilegal de armas e lavagem de dinheiro

Grupo invesigado é acusado de 19 homicídios, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

Por Da Redação
Às

Polícia prende 18 pessoas de facção criminosa envolvida em homicídios, tráfico de drogas, comércio ilegal de armas e lavagem de dinheiro

Foto: Divulgação/ Ascom PC-BA

Dezoito pessoas foram presas na manhã desta quarta-feira (24) durante a Operação Castelo de Cartas, em Jequié, no sudoeste do estado. A ação tem como objetivo desfazer uma facção criminosa envolvida em homicídios, tráfico de drogas, comércio ilegal de armas e lavagem de dinheiro.

Segundo a corporação, foram cumpridos 30 mandados de busca e apreensão em endereços de Jequié, Salvador, Feira de Santana, Eunápolis e até no estado do Pará. Em Jequié, as prisões ocorreram em bairros como Joaquim Romão, Cachoeirinha, Baixa do Bonfim, Pedreira, Centro, Água Branca, Jequiezinho, Mandacaru e Pompílio Sampaio.

A operação resultou na apreensão de cerca de 2 kg de drogas, balanças de precisão, dinheiro em espécie, 15 celulares e oito motocicletas. Também foram bloqueadas 30 contas bancárias ligadas ao grupo, além do sequestro de bens e valores que movimentaram mais de R$ 2 milhões em um ano.

As investigações começaram em janeiro de 2025, após uma série de homicídios de extrema violência na cidade. De acordo com o inquérito, o grupo é apontado como responsável por pelo menos 19 assassinatos neste ano. A facção buscava domínio territorial em Jequié, usando coerção de jovens, execuções sumárias e disputas armadas com rivais.

Os lucros ilícitos eram divididos entre os líderes, que mantinham um alto padrão de vida, com imóveis, veículos e artigos de luxo.

A Operação Castelo de Cartas mobilizou 120 policiais civis em 30 equipes, sob coordenação do Núcleo de Homicídios de Jequié, com apoio da 9ª Coorpin/Jequié e da Dirpin/Sudoeste. As investigações continuam para identificar e prender outros integrantes da organização.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.