• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Operação da Interpol resgata mais de 430 pessoas vítimas de tráfico humano

Operação da Interpol resgata mais de 430 pessoas vítimas de tráfico humano

Ação prende 286 suspeitos

Por Da Redação
Às

Operação da Interpol resgata mais de 430 pessoas vítimas de tráfico humano

Foto: Reprodução

Operação batizada de Liberterra realizada entre os dias 5 e 9 de julho pela Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) prendeu pelo menos 286 suspeitos de tráfico humano. A informação só foi divulgada pela organização nesta segunda-feira (26). 

Conforme Interpol, 430 pessoas vítimas do esquema resgatadas e outras quatro mil foram identificadas como migrantes em situação irregular. As vítimas seriam em sua maioria menores de idade, sobretudo do sexo feminino. A maior parte dessas pessoas precisaram de assistência médica e psicológica, sendo atendidas pelas autoridades dos países onde foram encontradas. 

No Brasil, a Polícia Federal desencadeou as Operações Casa de Família (São Paulo), Split (Governador Valadares), Firanghi (Rio Branco), Resgate (Maceió) e Advenus 2 e PAC (Epitaciolândia). Foram cumpridos diversos mandados judiciais e apreendidos materiais relacionados aos delitos investigados. Pelo menos 10 vítimas, entre brasileiros e estrangeiros, foram resgatados durante as operações.

Segundo a PF, passageiros de voos internacionais e transeuntes em postos de fronteira considerados estratégicos no contexto da criminalidade nos Aeroportos Internacionais de Cumbica (Guarulhos) e Galeão (Rio de Janeiro), bem como as Pontes da Amizade e Tancredo Neves (Foz do Iguaçu), Ponte da Integração (Assis Brasil), Ponte Wilson Pinheiro (Epitaciolândia), Marco BV-8 (Pacaraima) e Ponte Prefeito Olavo Brasil Filho (Bonfim).

Ao todo, a operação Liberterra contou com a participação de 47 países, realizou mais de 500 mil inspeções em alfândegas e aeroportos. A investigação permitiu iniciar 60 investigações entre países e apreender documentos falsos usados na passagem de fronteiras.

Na Colômbia, onde foi efetuada a detenção de 22 pessoas, a operação desmantelou várias organizações criminosas, sendo que uma delas se dedicava ao tráfico de cidadãos cubanos e haitianos.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.