Operação da PF nesta terça (16) tem como alvo Prefeitura de Recife
Mandados de busca e apreensão também são realizados na prefeitura de Jaboatão dos Guarapes

Foto: Reprodução
Uma operação intitulada Desumano foi deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta quarta-feira (16), e tem como alvos as prefeituras de Recife e Jaboatão dos Guarapes, em Pernambuco, onde investigam desvios em ações de combate à pandemia de Covid-19.
Os agentes cumprem mandado de prisão temporária e 21 mandados de busca e apreensão, sendo 16 em Recife, três em Jaboatão dos Guarapes, um em Olinda e um em Paulista.
As buscas são conduzidas nas secretarias de Saúde de Jaboatão e Recife, além das residências de secretários e servidores, companhias e casas dos empresários envolvidos.
Os investigados podem responder por peculado, organização criminosa, falsidade ideológica e dispensa indevida de licitação, cujas penas podem chegar a mais de 20 anos de prisão.
A operação é realizada pela PF de Pernambuco em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU), o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado de Pernambuco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado - Gaeco/PE).