• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Faroeste: Sindicato dos delegados diz que Maurício montou "maior esquema de controle de dados sigilosos"

Faroeste: Sindicato dos delegados diz que Maurício montou "maior esquema de controle de dados sigilosos"

Então secretário de Segurança Pública foi exonerado nesta terça (15)

Por Da Redação
Às

Faroeste: Sindicato dos delegados diz que Maurício montou "maior esquema de controle de dados sigilosos"

Foto: Carol Garcia/GOVBA

O Sindicato dos Delegados de Polícia da Bahia (ADPEB) parabenizou nesta terça-feira (15), em nota, a atuação do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Ministério Público Federal e da Polícia Federal, na Operação Faroeste, que resultou no afastamento do então secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa. No documento, a entidade argumentou que o secretário "montou o maior esquema de controle de dados sigilosos no Brasil em benefício próprio, e do grupo político e empresarial que representa". 

O sindicato alegou também que desde o ano de 2011 revela o "ardiloso mecanismo estabelecido no âmbito da SSP, para controlar todas as investigações criminais sigilosas produzidas pela Polícia Civil da Bahia".

"Em 2016, em assembleia geral, onde houve participação maciça da categoria, inúmeras denúncias sobre os desmandos que ocorriam no âmbito da secretaria foram feitas, apontando-se para a sua finalidade política, sob os auspícios de Maurício Barbosa e seus asseclas, demonstrado através do controle de operações, antecipação de investigações, manipulação de dados obtidos no bojo de interceptação telefônica, conhecimento prévio de quebra de sigilo bancário e fiscal, bem como situações de vazamento desses conteúdos", disse o sindicato. 

A nota continua fazendo mais ataques, reiterando que Barbosa não media esforços para transferir delegados que não concordavam com suas "práticas na empreitada criminosa". "A Polícia Judiciária da Bahia foi devastada por essa organização criminosa que além de macular internamente o sigilo das investigações e seu processamento nos termos das leis em vigor, foi ardilosamente e paulatinamente sucateada para se manter frágil, débil, servil diante desse cenário sombrio, onde a promiscuidade entre os poderes impulsionava as iniquidades jurídicas. Os ora investigados portavam-se como semideuses, que não mediam esforços para obter proveito criminoso no controle das investigações sigilosas". 

Defesa

Após os acontecimentos envolvendo o nome de Maurício Barbosa, o advogado dele, Sérgio Habib, se posicionou sobre a denúncia: "Essa afirmativa do sindicato não procede, não é objeto da investigação contra o Secretário e não tem respaldo em nenhuma apuração em curso de processo, consequentemente é uma declaração pessoal do sindicato como uma espécie de opinião, que precisa ser formalizada em processo ou em denúncia para que, somente assim, mereça resposta por parte do Secretário. A questão está sendo levada para um viés político, não sendo este o momento para discussões de cunho pessoal ou político". 

Operação

Antes da operação da última segunda-feira (14), a quinta fase da Operação Faroeste ocorreu no dia 24 de março. Na ocasião, a Polícia Federal cumpriu 11 mandados, três deles de prisão temporária e outros oito de busca e apreensão.

A primeira fase da operação ocorreu em 19 de novembro de 2019, com a prisão de quatro advogados, o cumprimento de 40 mandados de busca e apreensão e o afastamento dos seis magistrados. A operação investiga supostos crimes de corrupção ativa e passiva, lavagem de ativos, evasão de divisas, organização criminosa e tráfico de influência.

Substituição 

Após exoneração de Maurício, o subsecretário da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Ary Pereira, foi nomeado para cargo de secretário de massa. A nomeação foi publicada nesta terça-feira (15), em publicação no Diário Oficial do Estado pelo Governo do Estado.


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.