• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Operação Overclean: prefeito de Riacho de Santana retorna ao cargo após mais de 100 dias de afastamento

Operação Overclean: prefeito de Riacho de Santana retorna ao cargo após mais de 100 dias de afastamento

João Vítor (PSD) é apontado como sócio do deputado federal Dal Barreto (União)

Por Da Redação
Às

Atualizado
Operação Overclean: prefeito de Riacho de Santana retorna ao cargo após mais de 100 dias de afastamento

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O prefeito de Riacho de Santana, no sudoeste baiano, retornou ao cargo após determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), na segunda-feira (2). João Vitor Laranjeira (PSD) estava afastado das funções há 109 dias por estar entre os investigados na 8ª fase da Operação Overclean, ação que apura suspeita de desvios de emendas parlamentares. 

Em perfil no Instagram, ele publicou um vídeo logo após a decisão da Corte. "Após cerca de 110 dias de espera responsável e silenciosa, retorno com o coração em paz para cumprir a missão que o povo me confiou: trabalhar, cuidar da cidade e servir à nossa gente. Volto para estar perto do povo, retomar o trabalho e seguir construindo o futuro de Riacho de Santana, junto com vocês", afirmou. 

 

O prefeito é apontado como sócio do deputado federal Dal Barreto (União), um dos alvos da operação Overclean. Na mesma fase em que João Vitor foi afastado, o prefeito de  Wenceslau Guimarães, município do baixo sul do estado, Gabriel de Parisio (MDB), foi preso por porte ilegal de arma de fogo. 

Operação Overclean 

A primeira fase da operação foi iniciada pela Polícia Federal, o Ministério Público Federal (MPF), a Receita Federal do Brasil e a Controladoria-Geral da União em dezembro de 2024, na Bahia, Tocantins, São Paulo, Minas Gerais e Goiás, contra uma organização criminosa suspeita de atuar em fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro.

O esquema seria estruturado para direcionar recursos públicos vindos de emendas parlamentares, convênios para empresas, e pessoas ligadas a administrações municipais. 

Na sexta fase da operação, deflagrada no início do mês de outubro de 2025, o deputado federal Dal Barreto (União-BA) foi um dos alvos investigados. O deputado foi abordado por policiais no aeroporto de Salvador e teve o celular apreendido.

Leia também:

Overclean: Prefeitura de Correntina é investigada por contrato milionário com posto de combustível de deputado alvo de operação

Overclean: Deputado do União é abordado pela PF no aeroporto e tem celular apreendido, diz colunista

Operador ligado a deputado Dal Barreto passa a usar tornozeleira eletrônica; decisão ocorre seis dias depois da sexta fase da Operação Overclean

Casa de luxo e posto de combustíveis de Dal Barreto são revistados em sexta fase da Operação Overclean

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.