Operação removeu 13 sucatas em Salvador nos primeiros dias do ano

Ferro-velho traz risco para saúde e segurança pública

[Operação removeu 13 sucatas em Salvador nos primeiros dias do ano]

FOTO: Otávio Santos/Secom

Com o objetivo de manter a limpeza nas vias públicas da capital baiana, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) deu continuidade a Operação Sucata Zero em 2022. Nos primeiros dias do ano, a ação já removeu 13 sucatas de automóveis. As localidades mais denunciadas por concentração de ferro-velho são Avenida Suburbana, Bairro de Mussurunga, Via Regional e Avenida Aliomar Baleeiro, também conhecida como Estrada Velha do Aeroporto.

De acordo com Belchior da Natividade, encarregado de fiscalização da Semop, a operação é de extrema importância porque as sucatas nas ruas trazem risco para a saúde pública em geral e, sobretudo, apresentam perigo para as crianças.

“Sucata na rua é um risco para a saúde pública porque esse material abriga focos de dengue, roedores e outros transmissores de doenças. É risco também para a segurança pública porque serve de esconderijo para meliantes. Além disso, a remoção das sucatas é um ganho para a limpeza, a beleza e o bom uso do solo da cidade”, explicou Belchior.

Ele afirmou, ainda, que a meta da operação para 2022 é recolher 600 sucatas das ruas da capital baiana. A comerciante Milene Souza, de 45 anos, presenciou o recolhimento de um veículo abandonado em frente ao local de trabalho. 

“Eu acho uma boa porque, pelo menos, deixa a rua mais limpa e nos livra dos mosquitos. Espero que esse trabalho seja ainda mais forte, inclusive com a colaboração das pessoas, porque, infelizmente, ainda temos muitas sucatas espalhadas na cidade”, disse.

Como funciona

Quem tiver interesse em ajudar pode solicitar a remoção de sucatas, como barcos, veículos, geladeiras e demais materiais inservíveis, através do site (aqui) ou ligar para o Fala Salvador, no número 156. Antes da apreensão, os agentes da Semop notificam o proprietário do automóvel abandonado para que faça a remoção, num prazo de até 72 horas. Em casos urgentes, a retirada pode ser imediata.

As sucatas recolhidas são encaminhadas para o Setor de Guarda de Bens (Segub), localizado na sede da Guarda Civil Municipal (GCM), na Avenida San Martin. Os proprietários podem fazer a retirada mediante apresentação de documento com foto, além dos documentos do veículo. O prazo para reivindicação do bem é de 60 dias, com pagamento de multa. 


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