Verão alerta para importância de lazer consciente nas praias

Limpurb pede que população colabore com as ações

[Verão alerta para importância de lazer consciente nas praias]

FOTO: Divulgação

O verão está dando o nome na capital baiana e, como de costume, as praias estão registrando um grande número de banhistas. Apesar do momento de descontração, vale reforçar a importância de manter as praias limpas. Diariamente a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) disponibiliza recursos humanos e equipamentos na limpeza da Orla de Salvador. Turistas e moradores, no entanto, também podem ajudar nesse processo.

“De domingo a domingo, os agentes realizam a limpeza e manutenção de toda a faixa litorânea das praias da cidade. Além disso, em diversos pontos da orla, dispomos de papeleiras, cestos e contêineres para garantir que os resíduos sejam armazenados da forma correta. Mas é importante frisar que o apoio da população é fundamental, para que esses espaços continuem limpos e bem cuidados”, afirmou o presidente da Limpurb, Omar Gordilho.

Para manter as praias limpas, 156 agentes coletam resíduos nas faixas de areia da capital baiana, nos turnos matutino, vespertino e noturno. A limpeza e manutenção das praias acontece desde o Subúrbio Ferroviário até a Praia de Ipitanga. Para retirar os resíduos, segundo Gordilho, são utilizados os serviços de limpeza manual e mecânica. 

No total, são 132 agentes trabalhando de forma manual, realizando a limpeza e catação, nas áreas verdes e esvaziamento das cestas de praia. Os outros 24 coletores acompanham os 15 tratores e seis cessadeiras. Com esses equipamentos, são realizadas a limpeza da superfície de areia e a aeração mecanizada, através do revolvimento da faixa de areia, para remoção de resíduos enterrados na camada inferior. 

Os resíduos resultantes desta operação são ensacados e transportados para caixas estacionárias ou contêineres subterrâneos, existentes nas proximidades das praias. Em Salvador, a Praia de Piatã apresenta a maior quantidade de resíduos coletados. 

O chefe da Limpurb na região da Boca do Rio até Patamares, Haroldo José César, reforçou a necessidade da população contribuir com a limpeza das praias. "As pessoas precisam entender que o meio ambiente é o nosso maior tesouro, preservá-lo é uma obrigação de todos. Não custa nada trazer um saco e juntar os resíduos do consumo, e ao sair jogar no local adequado. Dessa forma, a gente não deixa nossas praias sujas. A natureza agradece", reforçou.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[BC promoveu redução de inflação com custo social 'bastante baixo', defende Campos Neto]

Campos Neto lembrou ainda que a meta é determinada pelo governo, não pelo banco, em reunião do CMN

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!