Operação resgata 575 animais silvestres no sul da Bahia
A operação tinha como objetivo combater crimes contra a fauna, coibir a criação ilegal e o tráfico de animais silvestres

Foto: Divulgação | PRF
Entre os dias 20 e 24 maio, 575 animais silvestres foram resgatados, além disso, 5 armas de fogo utilizadas na caça predatória foram apreendidas durante uma operação efetuada nas cidades de Ibicaraí, Floresta Azul, Itororó, Santa Cruz da Vitória, Itaju do Colônia, Mascote, Camacan, Ibirapitanga, entre outras.
A operação, intitulada "Voo Livre", comandada pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), tinha como objetivo combater crimes contra a fauna, coibir a criação ilegal e o tráfico de animais silvestres.
Foram resgatadas aves das espécies: sabiá, pássaro preto, canário da terra, baiano, coleira, chorão, bigode, trinca ferro, azulão, periquito jandaia, periquito maracanã, papagaio verdadeiro, cardeal, cigarra, além de papagaio chauá e periquito jandaia, ambos ameaçados de extinção.
Os pássaros foram encontrados em cativeiros, também usado como depósito para o tráfico de animais. Muitos estavam em gaiolas sujas, com fezes e sem água. Os animais foram levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres do IBAMA (CETAS), em Vitória da Conquista e serão devolvidas a natureza quando estiverem aptas.