Operação São João 2022: festejo contará com Reconhecimento Facial e atuação de 28 mil policiais
Esquema especial tem o objetivo de levar segurança para baianos e turistas

Foto: Reprodução/Vitor Barreto
A Operação São João 2022 contará, pela primeira vez, com o Sistema de Reconhecimento Facial durante a festa que será realizada no Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador, na Paralela. Com data de início para a próxima quinta-feira (23), o esquema de segurança vai até domingo (26), e segue entre os dias 30 de junho a 2 de Julho.
A polícia vai contar com o apoio da tecnologia, que já ajudou a retirar 262 criminosos das ruas, com o objetivo de promover uma festa segura para baianos e turistas. Cerca de R$ 9 milhões de reais foram aplicados em efetivo e estrutura para garantir o esquema de segurança dos eventos.
Conforme o órgão, 28 mil policiais e bombeiros vão atuar em todo o estado nas ações preventivas, por meio de patrulhas nas áreas de festa e fiscalização dos itens de segurança dos espaços, e nas ações de monitoramento e investigação, com o aumento dos plantões e dos efetivos disponibilizados nas delegacias.
Além disso, equipes de inteligência vão trabalhar de maneira velada (sem identificação), atuando de maneira silenciosa para detectar pontos de atenção e situações suspeitas.
De acordo com os policiais, haverá revistas nos quatro pontos de festa em Salvador (Parque de Exposições, Pelourinho e na Praça da Revolução, Periperi, e em Paripe), para evitar a entrada de materiais ilícitos, como armas e drogas. Todos os locais serão monitorados com o auxílio das câmeras convencionais.