Operações são deflagradas para combater conflitos entre produtores rurais e indígenas do sul da Bahia
Uma pessoa foi presa e mais de 10 armas foram apreendidas.

Foto: Divulgação SSP e PF
Duas operações policiais foram deflagradas nesta terça-feira (9) com o objetivo de combater os últimos conflitos entre produtores rurais e indígenas ocorridos no extremo sul da Bahia.
Ao todo, estão sendo cumpridos durante as ações Sombras da Mata e TEKO PORÃ seis mandados de prisão e três de busca e apreensão através da ação conjunta da Polícia Federal, Força Nacional, Polícia Militar da Bahia e a Polícia Civil da Bahia, por meio da 8ª COORPIN de Teixeira de Freitas/BA.
Operação Sombras da Mata
Uma pessoa foi presa e mais de 10 armas foram apreendidas durante a Operação Sombras da Mata, a qual cumpre seis mandados de prisão e um de busca e apreensão.
A ação é fruto das investigações sobre a invasão de propriedade rural na cidade de Itamaraju (BA) ocorrido no dia 28 de outubro deste ano, quando dois pequenos produtores rurais foram mortos com disparos de fogo e um terceiro ficou ferido por pessoas que se autointitularam indígenas.
As apurações identificaram três envolvidos , que chegaram a ser presos no dia dos fatos, mas foram soltos em seguida devido a questões processuais; os supostos mandantes; e os indivíduos que teriam efetuados os disparos.
Operação TEKO PORÃ
Dois mandados de prisão estão cumpridos nas residências dos supostos mandante e executores do ataque por elementos armados contra grupo de indígenas da Aldeia KAI, no primeiro dia do mês de outubro deste ano.
Segundo as investigações, os indígenas estavam em uma propriedade rural, no distrito de Cumuruxatiba, em Prado (BA). Após ação conhecida como “retomada”, que tem como objetivo expulsar os indígenas e desocupar com violência a mencionada fazenda, dois indígenas foram feridos por disparos de armas de fogo.


