Operadoras devem testar o 5G até 29 de agosto, anuncia o ministro Fábio Faria

Lançamento comercial da tecnologia deve ser acontecer até 29 de setembro

[Operadoras devem testar o 5G até 29 de agosto, anuncia o ministro Fábio Faria]

FOTO: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Segundo informações divulgadas pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, nesta quarta-feira (27), as operadoras devem colocar a tecnologia 5G em funcionamento em todas as capitais e realizar os testes até o dia 29 de agosto.

O lançamento comercial da tecnologia deve ser realizado até 29 de setembro, conforme previsto no edital do leilão do 56. A informação foi dita por Faria e ressaltada pelo presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri. Atualmente, a nova tecnologia está em operação somente em Brasília.

Nesta quarta-feira (27), a agência autorizou as operadoras a ligarem as antenas em outras três capitais, sendo elas: Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB) e Porto Alegre (RS), a partir da próxima sexta (29), mas a decisão do lançamento comercial cabe as empresas.

“A expectativa que nós temos é que todas as capitais sejam liberadas até o final de agosto”, disse o conselheiro da Anatel e presidente do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), Moisés Moreira. Além disso, no entanto, ele afirma que um novo adiamento pode ser possível.

A Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz, foi criada pelas vencedoras do leilão para instalar filtros para evitar interferências e operacionalizar a desocupação da frequência a ser utilizada pelo 5G. Atualmente, a “banda C” é utilizada por satélites corporativos e antenas parabólicas.

Moreira aponta que a entidade está trabalhando na limpeza de banda em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Goiânia e Salvador, que ainda não foram liberadas para operar.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!