Oposição critica fala de Lula sobre “traficantes vítimas de usuários”; veja
Presidente disse que traficantes são “vítimas dos usuários”; após repercussão negativa, Lula voltou atrás e afirmou ser contra o crime organizado.

Foto: Ricardo Stuckert / PR
A declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de que traficantes de drogas seriam “vítimas dos usuários” gerou forte reação de políticos da oposição nesta sexta-feira (24). Após a repercussão negativa, o presidente voltou atrás e disse que a frase foi “mal colocada”.
A fala de Lula foi feita durante uma entrevista, enquanto ele comentava declarações do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Na ocasião, o petista afirmou que “os traficantes são, na verdade, vítimas dos consumidores de drogas”, o que provocou críticas imediatas de adversários políticos.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), foi um dos primeiros a se manifestar. “Veja a situação com que um presidente da República se dirige ao mundo! Como é que um cidadão de bem pode votar em um homem desse? Um cidadão que defende explicitamente o traficante, o bandido. Para ele, o bandido é vítima”, disse Caiado, em entrevista à um podcast.
O líder da oposição na Câmara, deputado Luciano Zucco (PL-RS), comparou a fala de Lula à postura do presidente da Colômbia, Gustavo Petro.
“Gustavo Petro chamou de ‘trabalhadores’ os narcotraficantes mortos em operações antidrogas dos Estados Unidos. Uma visão que coloca o bandido no lugar da vítima e o Estado de joelhos diante do crime”, afirmou o parlamentar em nota.
Já o líder do PL no Senado, Carlos Portinho (PL-RJ), escreveu nas redes sociais: “O Governo Lula admite o narcoestado que defende. De que lado você está?”.
Após as críticas, o presidente publicou uma nota nas redes sociais afirmando que se posiciona claramente contra os traficantes e o crime organizado.
“Fiz uma frase mal colocada nesta quinta e quero dizer que meu posicionamento é muito claro contra os traficantes e o crime organizado. Mais importante do que as palavras são as ações que o meu governo vem realizando, como é o caso da maior operação da história contra o crime organizado, o encaminhamento ao Congresso da PEC da Segurança Pública e os recordes na apreensão de drogas no país. Continuaremos firmes no enfrentamento ao tráfico de drogas e ao crime organizado”, escreveu Lula.


