• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Vídeo: Lula critica ataques de Trump à Venezuela e afirma que 'traficantes são vítimas dos usuários' e vice-versa

Vídeo: Lula critica ataques de Trump à Venezuela e afirma que 'traficantes são vítimas dos usuários' e vice-versa

Na Indonésia, Lula comentou as ações do governo de Donald Trump, dos Estados Unidos, contra a Venezuela

Por Da Redação
Às

Atualizado
 Vídeo: Lula critica ataques de Trump à Venezuela e afirma que 'traficantes são vítimas dos usuários' e vice-versa

Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou, em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (24), na Indonésia, as ações do governo Trump contra a Venezuela. O petista afirmou que o combate ao narcotráfico envolve pensar realidades complexas e que os traficantes "são vítimas dos usuários" e vice-versa. 

O presidente dos Estados Unidos, iniciou, em 2025, uma ofensiva contra a Venezuela sob o pretexto de combate ao narcotráfico. Vários Cartéis estão classificados como organizações terroristas e, recentemente, embarcações no Caribe e no Pacífico foram alvos de ataques letais. Contudo, não foram apresentadas evidências de que se tratavam de "narcoterroristas". Nessa última quinta-feira (23), Trump sugeriu que pode colocar em prática uma ofensiva terrestre na Venezuela.

"Toda vez que a gente fala sobre combater as drogas, possivelmente fosse mais fácil a gente combater os nossos viciados internamente. Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também. Ou seja, você tem uma troca de gente que vende porque tem gente que compra, de gente que compra porque tem gente que vende. Então, é preciso que a gente tenha mais cuidado no combate à droga", disse Lula. 

Durante a coletiva, Lula também afirmou que essas investidas norte-americanas ferem a soberania territorial de outros países e que o mundo não pode continuar numa "polarização do bem contra o mal". 

"Antes de punir alguém eu tenho que julgar, tem que ter provas. Você não pode simplesmente dizer que vai invadir e combater o narcotráfico na erra dos outros, sem levar em conta a constituição dos outros países, sem conta a soberania territorial de cada país. Se o mundo ficar uma terra sem lei, sem respeitabilidade, vai ficar muito difícil viver", acrescentou. 

Ainda em entrevista, o presidente se dispôs a discutir o tema em próximo encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. 
 

Confira o vídeo:
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário