Oposição vence e põe fim à dinastia de Chávez no estado natal de ex-líder da Venezuela
Estado era governado pelo chavismo desde 1998

Foto: EFE/ Rayner Peña R
Barinas, estado natal de Hugo Chávez, presidente venezuelano morto em 2013, teve o fim da dinastia chavista após 24 anos, devido a vitória de Sérgio Garrido, da oposição, na eleição para governador. Após decisão judicial, o processo eleitoral precisou ser refeito neste domingo (09).
Garrido é desconhecido na política nacional, mas venceu por 14 pontos de vantagem as eleições sobre o ex-vice-presidente e ex-chanceler Jorge Arreaza.
Segundo o boletim oficial, Garrido recebeu 172.497 votos (55,36%) enquanto Arreaza, apoiado pelo governo, 128.583 (41,27%). Um terceiro candidato chamado de Claudio Fermín, encerrou com 5.996 (1,77%).
“O povo nobre, leal e valente de Barinas conquistou a vitória”, comemorou Garrido.
Arreaza, o adversário, publicou ainda uma hora antes do resultado oficial reconhecendo a derrota.. "A informação que recebemos de nossas estruturas do PSUV (o Partido Socialista da Venezuela) indica que, embora tenhamos aumentado os votos, não alcançamos o objetivo", escreveu.
Já nesta segunda-feira (10), Garrido afirmou estar disposto a conversar com o chavismo. "Estamos dispostos a chegar a conversações com quem quer que seja, sempre o quanto for possível para podermos ajudarmos a esse povo de Barinas que tanto necessita e resolvermos os mil e um problemas que temos", disse ele à agência France Presse.