Órgão britânico afirma que Google e Apple 'controlam' consumidores

CMA diz que os gigantes norte-americanos eliminam possibilidades de escolha

[Órgão britânico afirma que Google e Apple 'controlam' consumidores]

FOTO: Pixabay

O órgão regulador de concorrência do Reino Unido afirmou, na terça-feira (14), que o Google a Apple controlam como as pessoas usam telefones celulares, eliminando qualquer escolha significativa do sistema e potencialmente aumentando os custos.  

A Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) disse ter descoberto que as duas gigantes norte-americanas foram capazes de alavancar seu poder de mercado para criar ecossistemas autossuficientes. O órgão ressaltou, no entanto, que avaliaria suas descobertas iniciais e que buscaria respostas até 7 de fevereiro, com expectativa de emitir um relatório final em junho.

"Apple e Google desenvolveram um controle semelhante ao de como usamos os telefones celulares e receamos que isso esteja causando prejuízos a milhões de pessoas em todo o Reino Unido", disse o presidente-executivo da CMA, Andrea Coscelli.

Chris Philp, o ministro de tecnologia e economia digital, disse que o "novo regime pró-concorrência" da Grã-Bretanha nivelaria o campo de jogo entre os gigantes da tecnologia e as pequenas empresas.

A  americana Apple diz que seus ecossistemas fornecem segurança e privacidade, permitindo que as empresas vendam produtos e criem empregos. "A Apple acredita em mercados prósperos e dinâmicos onde a inovação pode florescer", disse o documento.

Já o Google disse que o Android oferece às pessoas mais opções do que qualquer plataforma móvel para decidir quais aplicativos e lojas de aplicativos usarão. E acrescentou que seu ecossistema sustentou quase 250 mil empregos na Grã-Bretanha e, como resultado das mudanças recentes, 99% dos desenvolvedores se qualificaram para uma taxa de serviço de 15% ou menos.

O relatório da CMA apresentou ainda uma série de opções, incluindo tornar mais fácil aos usuários alternar entre os telefones iOS da Apple e Android do Google sem perder funcionalidade ou dados. O órgão está analisando se os usuários podem instalar aplicativos por métodos diferentes da App Store da Apple ou da Play Store do Google.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!