Órgão dirigente decide retirar hipismo do pentatlo moderno após Paris-2024, diz jornal

Decisão foi tomada pela UIPM após a treinadora de pentatlo, Kim Raisner, bater em um cavalo durante os Jogos de Tóquio

[Órgão dirigente decide retirar hipismo do pentatlo moderno após Paris-2024, diz jornal]

FOTO: Brett Holburt/Getty Images

A imprensa britânica informou, nesta quarta-feira (3), que o hipismo foi removido do pentatlo moderno, por meio de votação no órgão dirigente, em seu programa nos Jogos Olímpicos após a edição de Paris-2024.

Segundo informações do The Guardian, a decisão foi tomada pela União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) depois que a treinadora de pentatlo moderno da Alemanha, Kim Raisner bateu em um cavalo durante os Jogos de Tóquio quando ele se recusou a um pular um dos problemas. A organização pensa no ciclismo como modalidade substituta.

À Reuters, a UIPM disse, por meio de comunicado enviado por e-mail, que não poderia "confirmar nem negar se a equitação será removida do pentatlo moderno""Como parte do compromisso da UIPM em manter um perfil forte e dinâmico para o Pentatlo Moderno, uma série de reuniões estratégicas estão sendo realizadas. O resultado dessas reuniões será detalhado em um comunicado de imprensa a ser publicado em 4 de novembro”, disse. 

As agressões de Raisner nas Olimpíadas de Tóquio levaram a UIPM a desqualificá-la do evento, enquanto o grupo de defesa dos animais PETA pediu ao Comitê Olímpico Internacional que eliminasse competições equestres das Olimpíadas citando crueldade em Tóquio.

O pentatlo moderno é um evento olímpico desde 1912 e apresenta cinco modalidades: esgrima, natação, hipismo, tiro com pistola e corrida cross-country.


Comentários