Orquestra Sinfônica da Bahia apresenta concerto gratuito na Igreja de São Francisco
Violinista mineiro Luis Otávio Santos será o convidado especial

Foto: Taylla de Paula/Osba
O violinista mineiro Luis Otávio Santos será o convidado especial do próximo concerto da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), marcado para este domingo (29), às 17h, na Igreja de São Francisco, situada no Pelourinho, em Salvador. Este concerto faz parte da quinta edição de 2023 da Série Manuel Inácio da Costa, um projeto que tem como objetivo percorrer museus e igrejas da capital baiana. A entrada para o evento é gratuita e sujeita à lotação do espaço.
Com um programa voltado ao período barroco, serão interpretadas duas obras do compositor alemão naturalizado britânico Georg Friedrich Händel (1685-1759), sendo elas o “Concerto Grosso em Fá Maior, Op. 3, Nº 4” e “Música para os Reais Fogos de Artifício”, além da “Suíte Nº 3 em Ré Maior”, do alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750).
Segundo o violinista, que será ao mesmo tempo regente e solista deste concerto, o fato de tocar o violino e reger simultaneamente cria um contato maior com a orquestra, pois a performance é partilhada com os músicos.
“Essa figura do maestro apareceu mais tarde e faz parte desta tradição de um chefe distante das pessoas. Quando você rege tocando, você é um colega, o primeiro entre pares. Além de ser muito mais divertido e algo histórico, já que a maioria dos regentes do século XVIII tocavam juntos com a orquestra”, explicou.