Os carros mais vendidos até setembro de 2026 no país
Strada lidera de forma isolada: Polo é o carro mais vendido e Dolphin Mini lidera elétricos

O mercado brasileiro de carros novos encerrou setembro de 2026 com 265.275 emplacamentos de automóveis e comerciais leves, avanço de 1,6% sobre agosto e de 14,5% em relação ao mesmo mês de 2025. No acumulado de janeiro a setembro, foram 2.148.732 unidades, crescimento de 18,7%. Os números são da Bright Consulting, e não do ranking oficial da Fenabrave que será publicado nos próximos dias.
E quais foram os mais vendidos até agora em 2026?
O líder segue sendo a Strada. Foram 127.751 unidades, volume expressivo sendo quase o dobro do segundo colocado, o Volkswagen Polo que teve 86.003 unidades vendidas até setembro.
Na terceira posição está o Fiat Argo com 72.058 unidades, um pouco à frente do T-Cross com 71.273 unidades. Com 70.649 unidades, o Tera também fica entre os cinco primeiros.
O Chevrolet Onix registrou 69.193 unidades vendidas, abrindo distância para o elétrico Dolphin Mini da BYD com 60.630 unidades. Ainda assim, é mérito do movimento de eletrificação que segue forte no país. O Hyundai mais vendido foi o Creta com 54.255 unidades enquanto o HB20 teve 53.597 unidades. O décimo foi o Fiat Mobi com 50.668 unidades.
Marcas mais vendidas em setembro
A Fiat foi o principal destaque entre as marcas. Com 52.455 emplacamentos e 19,8% de participação, a fabricante ampliou sua vantagem sobre a Volkswagen, que registrou 42.372 unidades e ficou com 16% do mercado. A Chevrolet apareceu em terceiro, com 27.527, seguida pela BYD, com 21.647. Hyundai e Toyota completaram as seis primeiras posições.
Strada segue líder isolada
Entre os modelos, a Strada abriu uma distância expressiva para os concorrentes. A picape somou 16 mil unidades, ficando 4.905 à frente do Volkswagen Polo. O hatch alemão manteve a liderança entre os automóveis de passeio, enquanto o BYD Dolphin Mini terminou em terceiro no ranking geral, com 9.385 registros.
A disputa imediatamente abaixo do pódio foi apertada. O Volkswagen T-Cross fechou setembro com 9.339 unidades, apenas 46 a menos que o Dolphin Mini. Na quinta posição, o Tera registrou 8.725 emplacamentos, colocando a Volkswagen com três representantes entre os cinco veículos mais vendidos do país.
A Fiat também mostrou força além da Strada: Argo, Pulse, Mobi e Toro completaram seus cinco representantes no top 15. O Pulse terminou em sétimo, ligeiramente à frente do Chevrolet Onix. Entre os eletrificados, o GWM Haval H6 se destacou com 6.433 unidades e a nona posição geral.
A eletrificação continuou avançando na comparação anual. Híbridos e elétricos somaram 60.821 unidades, equivalentes a 22,9% do mercado, contra 11,4% em setembro de 2025. As marcas chinesas responderam por 21,4% dos emplacamentos. Apesar desse crescimento em doze meses, tanto os eletrificados quanto as fabricantes chinesas perderam participação em relação a agosto.


