Oscar 2020 anuncia os indicados nesta segunda-feira (13); veja pré-indicados
Cerimônia dos melhores do cinema acontece no dia 9 de fevereiro em Los Angeles

Foto: Divulgação
Será anunciado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas na manhã desta segunda-feira (13), às 10h20, em Los Angeles, os indicados ao Oscar. A cerimônia dos melhores do cinema acontece no dia 9 de fevereiro em Los Angeles.
Obras feita por brasileiros
O documentário "Democracia em vertigem", da brasileira Petra Costa, está em uma pré-lista de 15 filmes que podem ser indicados ao Oscar 2020. A lista final terá cinco concorrentes.
"Democracia em vertigem" mostra o processo de impeachment de Dilma Rousseff e a crise política no Brasil, e foi lançado pela Netflix em junho de 2019.
Outro filme pré-indicado na categoria de documentário, "Privacidade hackeada", tem como um dos roteiristas o brasileiro Pedro Kos.
15 documentários pré-indicados ao Oscar:
"Democracia em vertigem"
“Advocate”
“American Factory”
“The Apollo”
“Apollo 11”
“Aquarela”
“The Biggest Little Farm”
“The Cave”
“For Sama”
“Privacidade hackeada”
“Honeyland”
“Knock Down the House”
“Maiden”
“Midnight Family”
“One Child Nation”
Filmes internacionais
Na categoria de filme internacional, que era chamada de filme em língua estrangeira, o Brasil ficou de fora da pré-lista. Os dez filmes da pré-lista da categoria internacional incluem "Parasita", da Coreia do Sul, e "Dor e glória", da Espanha.
10 filmes internacionais pré-indicados ao Oscar:
“O pássaro pintado” - República Tcheca
“Truth and Justice” - Estônia
“Les Misérables” - França
“Those Who Remained” - Hungria
“Honeyland” - Macedônia
“Corpus Christi” - Polônia
“Beanpole” - Rússia
“Atlantics” - Senegal
“Parasita” - Coreia do Sul
“Dor e glória” - Espanha
Outras categorias
Os concorrentes à principal categoria do Sindicato dos Produtores da América (PGA, na sigla original) são "1917", "Ford vs Ferrari", "O Irlandês", "Jojo Rabbit", "Coringa", "Entre facas e segredos", "Adoráveis mulheres", "História de um casamento", "Era uma vez em Hollywood" e "Parasita".
Na edição deste ano, o Oscar 2020 não terá apresentador. Na edição passada, o comediante Kevin Hart iria apresentar a cerimônia, mas depois de polêmicas com postagens homofóbicas, ele decidiu que não iria assumir o posto. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas faz o Oscar desde 1929 e só por seis vezes não houve alguém conduzindo a cerimônia.