Oscar 2026: “O Agente Secreto” é escolhido para representar o Brasil

Filme estrelado por Wagner Moura foi premiado em Cannes e elogiado pela crítica internacional

Por Da Redação
Às

Atualizado
Oscar 2026: “O Agente Secreto” é escolhido para representar o Brasil

Foto: Divulgação

A Academia Brasileira de Cinema anunciou, nesta segunda-feira (15), que o longa “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, será o representante do Brasil na disputa por uma indicação ao Oscar 2026, na categoria de Melhor Filme Internacional. A cerimônia está marcada para 15 de março do próximo ano, em Los Angeles. No Brasil, a estreia do filme está prevista para 6 de novembro.

Ambientado nos anos 1970, o longa conta a história de um professor universitário, vivido por Wagner Moura, que retorna ao Recife para reencontrar o filho caçula em plena ditadura militar, enfrentando os riscos impostos pelo regime.

A escolha do longa não garante sua indicação ao Oscar. O filme disputará com produções de diversos países para figurar entre os cinco finalistas da categoria.

O reconhecimento internacional já acompanha a produção. No Festival de Cannes 2025, Wagner Moura recebeu o prêmio de melhor ator, enquanto Kleber Mendonça Filho foi consagrado como melhor diretor. Além disso, veículos estrangeiros exaltaram a obra. O jornal britânico The Guardian classificou o filme como “visual e dramaticamente soberbo” e “ambicioso, complexo e elusivo”. Já a revista americana Hollywood Reporter o definiu como “magistral”, destacando o retorno de Moura ao cinema brasileiro. Para o site The Playlist, trata-se de uma “obra-prima” e do trabalho “mais ambicioso e monumental” da carreira de Mendonça.

Na seleção, “O Agente Secreto” superou outros cinco concorrentes nacionais: “Baby” (Marcelo Caetano), “Kasa Branca” (Luciano Vidigal), “Manas” (Marianna Brennand), “O Último Azul” (Gabriel Mascaro) e “Oeste Outra Vez” (Erico Rassi).

A escolha segue regras estabelecidas pela Academia de Hollywood, que exige que cada país indique apenas um longa-metragem, com mais de 40 minutos de duração e predominantemente em idioma diferente do inglês. No Brasil, a definição cabe à Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, que contou com 25 membros na comissão deste ano.

Os filmes indicados por cada país passam por duas rodadas de votação na Academia de Hollywood. Em dezembro, será divulgada a lista com 15 finalistas, dos quais apenas cinco disputarão a estatueta de Melhor Filme Internacional.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.