Paes anuncia cancelamento do Carnaval de rua do Rio de Janeiro em 2022
Decisão acontece em decorrência da Covid-19

Foto: Fernando Maia / Riotur
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou nesta terça-feira (04), a decisão de cancelar o Carnaval de rua nos moldes tradicionais no município em decorrência da Covid-19.
"Acabei de ter uma reunião com o pessoal dos blocos de rua e a gente comunicou a eles que o carnaval de rua nos moldes que eram feitos até 2020 não acontecerá em 2022. Infelizmente, e eu falo como prefeito que gosta do carnaval e como cidadão, isso não será possível", afirmou.
Mais cedo, Paes se reuniu com Rita Fernandes, presidente da Associação Independente dos Blocos de Carnaval de Rua da Zona Sul, Santa Teresa e Centro da Cidade de São Sebastião (Sebastiana). Segundo ela, não há como fazer um plano B para o evento.
"Plano B para carnaval de rua não existe. Carnaval de rua é feito na rua. Bloco de rua tem características muito próprias: a liberdade, o ir e vir sem precisar passar por nenhum tipo de restrição, aproximação, contato físico, abraço, beijo. É muito difícil imaginar com indicação de protocolos para que pessoas não se aproximem. A gente só tem duas alternativas: pode fazer ou não pode fazer. Qualquer outra proposta vai ser show, baile, evento fechado, mas não vai ser carnaval de rua", disse.
A decisão ocorre após o número de casos da Covid-19 apresentar um aumento expressivo na capital fluminense. Os números foram de 21 casos confirmados para 458 em um período de duas semanas.