Pagamentos com cartões de crédito crescem quase 43%, atrelados com inadimplência no Brasil
Brasileiros estão cada vez mais endividados

Foto: Agência Brasil
Fazer compras pela internet é uma prática cada vez mais comum entre os brasileiros e, atrelado a esse modo de consumo, o uso do cartão de crédito torna-se cada vez mais necessário. Dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) apontam, por exemplo, que os pagamentos com cartões de crédito cresceram 42,4% no primeiro trimestre do ano em comparação com o período de janeiro a março de 2021.
Além disso, o cartão de crédito foi o meio de pagamento que movimentou os maiores valores do ano passado, R$ 1,6 trilhão. Entretanto, a inadimplência dos usuários de cartão de crédito também vem crescendo nos últimos meses e chegou a 5,8% em fevereiro.
Dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostra que o cartão de crédito é, hoje, o principal motivo das dívidas das famílias brasileiras.
Em abril, o percentual de endividados chegou a 77,7%, maior nível desde janeiro de 2010, há 12 anos. Entre as famílias endividadas, 88,8% têm dívidas com o cartão.


