Página do Ministério da Saúde que recomendava 'tratamento precoce' sai do ar

Plataforma foi criada para auxiliar médicos e enfermeiros de Manaus, mas qualquer pessoa podia acessá-la

Nesta quinta-feira (21), o aplicativo do Ministério da Saúde "TrateCov", saiu do ar. A página recomendava o "tratamento precoce" a pacientes que têm sintomas que podem ou não ser da Covid-19.  O "tratamento" indicado incluía medicamentos que, segundo demonstraram diferentes estudos, não funcionam contra a doença, como a cloroquina, a hidroxicloroquina e a azitromicina.

A plataforma foi lançada, inicialmente, apenas para profissionais de Saúde de Manaus, mas qualquer pessoa podia acessar, preencher o cadastro e obter as receitas. A cidade enfrenta um cenário de caos pela falta de oxigênio para pacientes, e recordes de mortes por Covid.

De acordo com o Ministério da Saúde, o aplicativo foi desenvolvido "para auxiliar os profissionais de saúde na coleta de sintomas e sinais de pacientes visando aprimorar e agilizar os diagnósticos da Covid-19".

Em nota, o Ministério informou que "a plataforma traz ao médico cadastrado um ponto a ponto da doença, guiado por rigorosos critérios clínicos, que ajudam a diagnosticar os pacientes com mais rapidez. Depois disso, o TrateCOV sugere algumas opções terapêuticas disponíveis na literatura científica atualizada, sugerindo a prescrição de medicamentos".

Nesta semana, o Twitter colocou um alerta em uma publicação do Ministério da Saúde, apontando que houve "a publicação de informações enganosas e potencialmente prejudiciais" relacionadas à Covid-19. No post, a pasta indicava o "tratamento precoce" contra a doença.

O presidente Jair Bolsonaro também defendeu o "tratamento" mesmo com a ineficácia comprovada deles.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Novo tributo deve ter alíquota de 8,8% federal e 17,7% para estados e municípios, estima Fazenda]

Essa será a alíquota padrão, aplicada aos bens e serviços que não são beneficiados com algum tipo de tratamento diferenciado

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!