• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Países africanos terão maioria de pessoas que pronunciam português no final do século

Países africanos terão maioria de pessoas que pronunciam português no final do século

Mais de oito em cada dez pessoas que falam português no mundo são brasileiros

Por Da Redação
Às

Países africanos terão maioria de pessoas que pronunciam português no final do século

Foto: Reprodução

Com aproximadamente 210 milhões de habitantes e a maior população entre os países-membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), o Brasil é atualmente a nação com maior número de idiomas. Mais de oito em cada dez pessoas que falam português no mundo nos tempos atuais são brasileiros.

No entanto, segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva, até o final deste século a maioria das pessoas que falam o português estará concentrada na África. Em 2050, segundo o ministro, isso está atrelado a expansão demográfica de Angola e Moçambique somado a um redução da população no Brasil.

Crescente

Em entrevista recente na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, o ministro português dos Negócios Estrangeiros revelou estar otimista com a expansão do idioma lusitano. De acordo com ele, a Unesco revelou que é uma das três linguas do mundo que mais crescerá.

Diásporas lusófonas

Pronunciado no Brasil, em Portugal, no Timor-Leste e em seis países africanos, o português ainda possui milhões de pessoas que falam em países como Estados Unidos, França e África do Sul, que concentram diásporas lusófonas.

De acordo com o Instituto Camões e o Instituto Português no Oriente, o interesse pelo aprendizado do idioma na China, principalmente na Região Administrativa Especial de Macau, tem crescido. O interesse do país asiático pela língua portuguesa está relacionado as relações comerciais da China com o Fórum Macau, uma plataforma de cooperação econômica com os países de língua portuguesa, fundada em 2003.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário