Países africanos terão maioria de pessoas que pronunciam português no final do século
Mais de oito em cada dez pessoas que falam português no mundo são brasileiros

Foto: Reprodução
Com aproximadamente 210 milhões de habitantes e a maior população entre os países-membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), o Brasil é atualmente a nação com maior número de idiomas. Mais de oito em cada dez pessoas que falam português no mundo nos tempos atuais são brasileiros.
No entanto, segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva, até o final deste século a maioria das pessoas que falam o português estará concentrada na África. Em 2050, segundo o ministro, isso está atrelado a expansão demográfica de Angola e Moçambique somado a um redução da população no Brasil.
Crescente
Em entrevista recente na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, o ministro português dos Negócios Estrangeiros revelou estar otimista com a expansão do idioma lusitano. De acordo com ele, a Unesco revelou que é uma das três linguas do mundo que mais crescerá.
Diásporas lusófonas
Pronunciado no Brasil, em Portugal, no Timor-Leste e em seis países africanos, o português ainda possui milhões de pessoas que falam em países como Estados Unidos, França e África do Sul, que concentram diásporas lusófonas.
De acordo com o Instituto Camões e o Instituto Português no Oriente, o interesse pelo aprendizado do idioma na China, principalmente na Região Administrativa Especial de Macau, tem crescido. O interesse do país asiático pela língua portuguesa está relacionado as relações comerciais da China com o Fórum Macau, uma plataforma de cooperação econômica com os países de língua portuguesa, fundada em 2003.