• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Países europeus prolongam restrições para impedir disseminação da Covid-19

Países europeus prolongam restrições para impedir disseminação da Covid-19

Possível terceira onda da doença amedronta a Europa

Por Da Redação
Às

Países europeus prolongam restrições para impedir disseminação da Covid-19

Foto: AP Photo/Alessandra Tarantino

Países europeus anunciaram nesta quarta-feira (24), o prolongamento das medidas restritivas contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, e planejam adotar medidas mais rígidas os próximos dias, mesmo com redução da média de casos e mortes nas últimas semanas verificada na maior parte do continente. O objetivo da ação é conter a disseminação da doença que já apresenta novas variantes. 

O governo da Itália estenderá as restrições ao novo coronavírus, já em vigor, até depois da Páscoa, disse o ministro da Saúde na última quarta-feira. O país, um dos países mais atingidos pela Covid-19, viu seus casos diários caírem de um patamar de cerca de 40 mil em novembro para menos de 15 mil atualmente. “As condições epidemiológicas não nos permitem relaxar os freios”,  disse o ministro da Saúde, Roberto Speranza, ao Parlamento, acrescentando que as variantes do vírus descobertas pela primeira vez no Reino Unido, África do Sul e Brasil estão cada vez mais sendo detectadas na Itália.

Speranza disse ainda que o governo também está procurando acelerar os esforços de vacinação. A Itália lançou sua campanha no final de dezembro e, até agora, administrou 3,7 milhões de vacinas, incluindo a segunda dose. Ao todo, o país recebeu 5,2 milhões de doses de vacinas de fabricantes, mas os atrasos no fornecimento dificultaram os esforços.

Novas variantes

As novas variantes da Covid-19 também geram preocupação na Alemanha. Segundo a primeira-ministra, Angela Merkel, o país deve proceder com cuidado para que uma nova quarentena nacional completa não seja necessária. “Por causa das variantes, estamos entrando em uma nova fase da pandemia, da qual uma terceira onda pode emergir. Portanto, devemos proceder com sabedoria e cuidado para que uma terceira onda não exija um novo fechamento completo em toda a Alemanha”,  disse Merkel em entrevista a um jornal alemão.

Já na Suécia, o governo anunciou, nesta quarta-feira, que reduziria o horário de funcionamento de todos os restaurantes, bares e cafés, além de restringir o número de pessoas permitidas nas lojas, em um esforço para afastar uma terceira onda da pandemia. A proposta prevê que restaurantes e cafés fechem às 20h30 a partir de 1º de março.


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário