Pandemia ainda prejudica oferta e custo de matérias-primas na indústria, diz CNI

Problema é mencionado por 68,3% das indústrias que participaram da pesquisa; elevada carga tributária aparece em segundo (34,9%)

[Pandemia ainda prejudica oferta e custo de matérias-primas na indústria, diz CNI]

FOTO: Divulgação

A pesquisa Sondagem Industrial, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), aponta que o principal problema das indústrias no segundo trimestre de 2021 ainda foi a falta e o alto custo das matérias-primas. De acordo com o levantamento, os efeitos da pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus,  têm impactado a oferta de insumos para o setor. 

O problema é mencionado por 68,3% das indústrias pesquisadas. Em seguida, a elevada carga tributária (34,9%) e a taxa de câmbio (23,2%) estão entre os principais entraves enfrentados pelo setor no país.

A Sondagem Industrial também mostra aumento nos preços das matérias-primas, mesmo que em um ritmo mais lento. O índice caiu no trimestre, mas permanece acima da linha de 50 pontos e está entre os maiores da série com 74,1 pontos. 

A pesquisa da CNI aponta ainda que o emprego completou um ano sem queda. O indicador de empregados na indústria subiu para 52 pontos no mês de junho. Pelo segundo mês consecutivo, o número de trabalhadores está acima da linha de 50 pontos, ou seja, mostra alta do emprego.

A produção industrial também cresceu pelo segundo mês consecutivo. O índice ficou em 52 pontos. Os índices variam de 0 a 100, com linha de corte em 50 pontos; os dados acima desse valor indicam crescimento na comparação com o mês anterior e abaixo, queda.

O otimismo dos empresários industriais em relação aos próximos meses manteve o crescimento em julho, segundo a pesquisa. O índice de expectativa de demanda aumentou 1,1 ponto em relação a junho, alcançando 61 pontos. Esse é o maior valor para o mês de julho desde 2011, quando o índice era de 61,8 pontos.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!