Pandemia reduz cerca de 60% o volume de colonoscopias
Exame pode detectar precocemente casos de câncer de intestino

Foto: Reprodução
Uma pesquisa feita pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) mostrou que houve uma queda de 60% no número de colonoscopias, exame que serve para observar o intestino grosso (cólon). Essa queda pode estar ligada a pandema da Covid-19.
Ao total foram 225 pacientes de 18 a 74 anos, dos quais 179 (79,6%) tinham doença de Crohn e 46 (20,4%), retocolite ulcerativa. Publicada na edição de 2021 da revista Annals of Gastroenterology, a pesquisa revela que cerca de 85% dos pacientes entrevistados faltaram às consultas por causa da pandemia, quase 50% perderam a coleta de exames laboratoriais, 42% não tomaram as vacinas na época e quase 20% não conseguiram a prescrição dos seus medicamentos.
Além disso, também houve reflexos no âmbito psicológico. No primeiro pico da pandemia, sintomas de depressão foram relatados por mais de 80% dos entrevistados. Medo da morte e ansiedade gerados pela pandemia foram observados em quase 60% dos pacientes. Insônia, em mais da metade dos pacientes, e problemas relacionados à produtividade ao trabalho em cerca de 45% dos participantes também foram informados pelas pessoas ouvidas.