Pandemia resultou em alta de 12% da dívida de países emergentes, diz Banco Mundial
Dívida atingiu marca recorde de US$ 860 bilhões em 2020

Foto: Reprodução/Agência Brasil
A adoção de medidas de combate à pandemia de Covid-19 resultou em um aumento de 12% da dívida desses países em 2020, fazendo com que o total atingisse a marca recorde de US$ 860 bilhões no mesmo ano. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (13) pelo presidente do Banco Mundial, David Malpass, durante a abertura da reunião anual do banco.
De acordo com Malpass, muitos dos países já estavam afetados antes mesmo de a pandemia iniciar, por causa da alta dívida pública e desaceleração do crescimento econômico.
“As mudanças climáticas mostram a necessidade de se reduzir as emissões”, disse. “Mas os países em desenvolvimentos precisam apresentar planos e projetos dizendo como vão atingir objetivos”, acrescentou.
Malpass ainda destacou as ações do banco visando a obtenção de doses de vacinas. “Duas semanas atrás, 250 milhões de vacinas ajudaram a salvar vidas, por meio de [contratos envolvendo] o Banco Mundial, visando financiar a solução de problemas”, disse.