Papa compara guerra da Rússia na Ucrânia à fome dos anos 30
A declaração foi feita nesta quarta-feira (23) na Praça de São Pedro, no Vaticano

Foto: Reprodução/Agência Brasil
O papa Francisco afirmou, nesta quarta-feira (23), que atualmente os ucranianos estão sofrendo com o "martírio da agressão" e comparou a guerra da Rússia na Ucrânia ao "terrível genocídio" da década de 1930, na época em que o líder soviético Josef Stalin infligiu fome ao país.
Diante de milhares de pessoas na Praça de São Pedro, no Vaticano, em sua audiência geral semanal, Francisco lembrou o "Holodomor", ou morte pela fome, na qual milhões de ucranianos morreram.
"Este sábado marca o aniversário do terrível genocídio do Holodomor, o extermínio pela fome de 1932-33 que foi causado artificialmente por Stalin", disse ele. "Rezemos pelas vítimas deste genocídio e rezemos por tantos ucranianos --crianças, mulheres, idosos-- que hoje sofrem o martírio da agressão", afirmou.
Desde que a Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro, Francisco tem mencionado o conflito em quase todas as suas aparições públicas, alertando sobre a possibilidade de desencadear o uso de armas nucleares, com consequências globais incontroláveis.