Papa Francisco pede diálogo e fim dos conflitos no Afeganistão
Pontífice mostra preocupação com avanço do Talibã no país

Foto: Andreas Solaro/AFP
Após recitar a oração do Angelus, neste domingo (15), o Papa Francisco afirmou estar preocupado com a situação no Afeganistão e pediu que fossem encontradas soluções em diálogos para o fim do conflito. O Pontífice fez apelo pelo fim da violência em luta travada entre o Talibã e o governo afegão.
"Uno-me à preocupação unânime pela situação no Afeganistão. Peço que rezem comigo ao Deus da paz para que cesse o barulho das armas e possam ser encontradas as soluções à mesa do diálogo", pediu o Papa.
O Pontífice também apelou para que haja respeito entre as partes, "só assim a população martirizada deste país, homens, mulheres, idosos, crianças, poderá voltar às suas casas, viver em paz e segurança, no pleno respeito recíproco”, disse.
Os conflitos acontecem pela avançada do movimento fundamentalista islâmico nacionalista, Talibã, e tomada do controle da maior parte do Afeganistão em duas semanas, além de chegar aos arredores de Cabul, após a capital afegã por várias frentes.
O grupo, que defende uma rendição pacífica do governo nacional, começou a avançar pela nação após a retirada das tropas internacionais lideradas pelos Estados Unidos e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).