Papa Leão XIV se coloca à disposição para mediar conversas entre países em guerra
Pontífice afirmou que fará “todo o esforço para que a paz prevaleça”

Foto: Divulgação/Vatican News
O papa Leão XIV afirmou nesta quarta-feira (14), durante pronunciamento no Salão Paulo VI, que está à disposição para mediar conversas entre líderes de países em guerra. Na ocasião, o recém-empossado pontífice declarou que fará “todo o esforço necessário para que a paz prevaleça”.
“A guerra nunca é inevitável, as armas podem e devem silenciar, porque não resolvem os problemas, os agravam. Da minha parte, farei todo o esforço necessário para que a paz prevaleça”, disse o papa americano-peruano, que segue a linha pacifista do antecessor Francisco.
Durante discurso aos membros das Igrejas Católicas Orientais, Leão XIV pediu que os cristãos do Oriente Médio não abandonem suas casas.
“Quem, melhor do que vocês, pode cantar uma canção de esperança mesmo em meio ao abismo da violência?”, questionou, ao citar conflitos que vão “da Terra Santa à Ucrânia, do Líbano à Síria, do Oriente Médio ao Tigré e ao Cáucaso”.
“A Santa Sé está sempre pronta para ajudar a reunir os inimigos, cara a cara, para dialogarem entre si, para que os povos de todos os lugares possam mais uma vez encontrar esperança e recuperar a dignidade que merecem, a dignidade da paz. Os povos do nosso mundo desejam a paz. Vamos negociar”, concluiu.