Para evitar risco de racionamento de energia, Governo acionará térmicas sem contrato
Medida para reforçar ONS deve ser anunciada nos próximos dias

Foto: Reprodução/O Popular
O Ministério de Minas e Energia deve publicar nos próximos dias uma portaria que irá permitir a contratação das chamadas térmicas "merchants", em mais um esforço para tentar evitar um racionamento de energia diante do atual cenário de seca sobre os reservatórios das hidrelétricas.
Ainda de acordo com as informações publicadas pela Folha de São Paulo nessa sexta-feira (28), essas usinas vendiam energia exclusivamente no mercado de curto prazo e algumas delas estão atualmente sem contrato e com as operações paralisadas.
A ideia é integrá-las ao sistema elétrico, ampliando a capacidade de geração térmica para poupar água nas barragens. Com a portaria, o governo pretende oferecer melhores condições de remuneração para essas usinas, segundo a secretária-executiva do ministério, Marisete Pereira.
Pela nova regra, elas poderão ser acionadas sempre que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) achar necessário. Antes, a autorização era caso a caso. Embora os reservatórios estejam em níveis historicamente baixos, Pereira diz que a situação é diferente daquela vivida durante o apagão de 2001.
Ela afirma que não existe o risco de blecautes e, com essas medidas, nem mesmo o racionamento de energia será necessário. Ela afirma que não existe o risco de blecautes e, com essas medidas, nem mesmo o racionamento de energia será necessário. "Estamos tomando medidas desde outubro do ano passado", diz Pereira.


