• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Mercado prevê crescimento da economia em até 4,1% apesar do cenário atual da pandemia

Mercado prevê crescimento da economia em até 4,1% apesar do cenário atual da pandemia

Governo e analistas se surpreenderam com resultados do 1º trimestre

Por Da Redação
Às

Mercado prevê crescimento da economia em até 4,1% apesar do cenário atual da pandemia

Foto: Reprodução/USP

Os resultados econômicos do primeiro trimestre deste ano animaram o mercado a tal ponto que as projeções de crescimento para o Produto Interno Bruto (PIB)  de 2021 foram elevadas consideravelmente. Economistas que chegaram a projetar retração no período revisaram suas estimativas para cima.

A XP Investimentos, por exemplo, espera que o PIB cresça 4,1% este ano, contra expectativa anterior de 3,20%.  Esta semana, o ministro da Economia, Paulo Guedes, foi ainda mais longe e projetou uma expansão de 5% do PIB em 2021, contrariando a atual estimativa do governo de 3,5%.

As expectativas parecem um paradoxo diante do atual cenário de inflação, alta no número de desempregados e baixo ritmo de vacinação contra Covid-19. Porém, economistas e analistas do mercado financeiro afirmam que os mais recentes indicadores divulgados ajudam a entender a razão de tanta confiança.

Um deles foi o balanço do primeiro trimestre trazido pelo Monitor do PIB, apurado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) e divulgado na semana passada. Embora o PIB brasileiro tenha recuado 2,1% em março ante fevereiro, na comparação com março de 2020 a atividade econômica avançou 5,2%, segundo o Monitor. Além disso, no fechamento do trimestre, o PIB teve uma expansão de 1,7% ante o quarto trimestre de 2020. 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário