Pará lidera desmatamento na Amazônia nos últimos 12 meses

Durante esse período, Estado teve aumento de 62% no desmatamento

Por Da Redação
Às

Pará lidera desmatamento na Amazônia nos últimos 12 meses

Foto: Reprodução/ Rede Amazônica

O Estado do Pará passou a liderar o topo do ranking do desmatamento entre os nove estados que compreendem a Amazônia Legal nos últimos 12 meses, segundo do Sistema de Alerta de Desmatamento, desenvolvido pelo Imazon. O Pará derrubou  2.909 km² de floresta no período, uma área quase o dobro da cidade de São Paulo.

De acordo com a nota do Imazon, o Pará teve um aumento de 62% no desmatamento e passou a liderar a lista dos estados responsáveis pela destruíção durante os doze meses.

Ainda segundo a organização, em toda a Amazônia 6.536 km² de floresta nativa foram derrubados, um aumento de 29% em comparação com o ano anterior. A análise compreende os meses entre agosto de 2019 e julho de 2020.

"A Terra Indígena Apyterewa, localizada em São Félix do Xingu, sudeste do Pará, foi o principal alvo dos desmatadores. As TIs Cachoeira Seca do Iriri e Ituna/Itatá, ambas também no Pará, estão na lista das que mais perderam floresta dentro de seus territórios", aponta o Imazon.

Na última quinta-feira (6), o governo havia decidido interromer as ações de combate aos crimes ambientais cometidos em terras indígenas no Pará. Mas no dia seguinte voltou atrás e decidiu manter as ações.

São as 10 cidades que mais desmataram a Amazônia de acordo com o Imazon:

Altamira (PA)
Lábrea (AM)
São Félix do Xingu (PA)
Porto Velho (RO)
Itaituba (PA)
Feijó (AC)
Novo Progresso (PA)
Portel (PA)
Pacajá (PA)
Boca do Acre (AM)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário