Para manter hegemonia, Brasil busca nono título na Copa América feminina

Seleção encara Colômbia neste sábado (2), às 18h (de Brasília)

Por Da Redação
Às

Para manter hegemonia, Brasil busca nono título na Copa América feminina

Foto: Lívia Villas Boas/CBF

A Seleção Brasileira feminina vai em busca do nono título da Copa América neste sábado (2), quando enfrenta a Colômbia no Estádio Casa Blanca, em Quito, no Equador. Sob o comando do técnico Arthur Elias, a equipe entra em campo às 18h (horário de Brasília).

Será a segunda partida entre as Seleções nesta Copa América. Ainda na fase de grupos, Brasil e Colômbia empataram sem gols no Estádio Banco Guayaquil, em Quito, estádio do Independiente del Valle. A partida tensa ainda contou com a expulsão da goleira brasileira Lorena.

Será mais uma oportunidade do Brasil colocar em prática a hegemonia do futebol brasileiro feminino no cenário sul-americano. Em nove edições da competição, o Brasil conquistou oito títulos. A última taça veio em 2022 em cima da própria Colômbia e na casa das adversárias. Na ocasião, a Seleção Brasileira venceu por 1 a 0, no estádio Alfonso Lopez, em Bucaramanga, com gol de pênalti da atacante Debinha.

Será uma boa prova entre as duas equipes invictas na competição. Na primeira fase, o Brasil venceu a Venezuela por 2 a 0, depois bateu a Bolívia por 6 a 0 e o Paraguai por 4 a 1. Nas semifinais, a equipe goleou o Uruguai por 5 a 1 e garantiu vaga na decisão e também nas Olimpíadas de Los Angeles, nos Estados Unidos, em 2028.

Rainha segue com a coroa intacta

Na goleada sobre o Uruguai, a rainha Marta marcou de pênalti o primeiro gol dela na Copa América. Com 39 anos, a meia-atacante disputa provavelmente o último torneio continental. Marta foi quem mais venceu títulos sul-americanos com três conquistas (2003, 2010 e 2018).

Apesar das três conquistas, Marta nunca chegou a disputar uma final da Copa América. Isso acontece porque o campeão foi definido em quadrangular. A última decisão vencida pela Rainha aconteceu nos Jogos Pan-Americanos no Rio de Janeiro, em 2007. As brasileiras golearam os Estados Unidos por 5 a 0, com a craque deixando dois gols.

A centroavante Amanda Gutierres é outro destaque da competição. Com 24 anos, a jogadora do Palmeiras é vice-artilheira da Copa América, com cinco gols marcados. Ela está a um gol de igualar a atacante Cláudia Martínez, do Paraguai, artilheira do torneio.

A provável escalação do Brasil para a partida deve ser a seguinte:

Lorena: Antônia, Isa Haas, Tarciane e Fátima Dutra; Angelina, Duda Sampaio e Marta; Luany, Gio Garbel

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário