Para manter hegemonia, Brasil busca nono título na Copa América feminina
Seleção encara Colômbia neste sábado (2), às 18h (de Brasília)

Foto: Lívia Villas Boas/CBF
A Seleção Brasileira feminina vai em busca do nono título da Copa América neste sábado (2), quando enfrenta a Colômbia no Estádio Casa Blanca, em Quito, no Equador. Sob o comando do técnico Arthur Elias, a equipe entra em campo às 18h (horário de Brasília).
Será a segunda partida entre as Seleções nesta Copa América. Ainda na fase de grupos, Brasil e Colômbia empataram sem gols no Estádio Banco Guayaquil, em Quito, estádio do Independiente del Valle. A partida tensa ainda contou com a expulsão da goleira brasileira Lorena.
Será mais uma oportunidade do Brasil colocar em prática a hegemonia do futebol brasileiro feminino no cenário sul-americano. Em nove edições da competição, o Brasil conquistou oito títulos. A última taça veio em 2022 em cima da própria Colômbia e na casa das adversárias. Na ocasião, a Seleção Brasileira venceu por 1 a 0, no estádio Alfonso Lopez, em Bucaramanga, com gol de pênalti da atacante Debinha.
Será uma boa prova entre as duas equipes invictas na competição. Na primeira fase, o Brasil venceu a Venezuela por 2 a 0, depois bateu a Bolívia por 6 a 0 e o Paraguai por 4 a 1. Nas semifinais, a equipe goleou o Uruguai por 5 a 1 e garantiu vaga na decisão e também nas Olimpíadas de Los Angeles, nos Estados Unidos, em 2028.
Rainha segue com a coroa intacta
Na goleada sobre o Uruguai, a rainha Marta marcou de pênalti o primeiro gol dela na Copa América. Com 39 anos, a meia-atacante disputa provavelmente o último torneio continental. Marta foi quem mais venceu títulos sul-americanos com três conquistas (2003, 2010 e 2018).
Apesar das três conquistas, Marta nunca chegou a disputar uma final da Copa América. Isso acontece porque o campeão foi definido em quadrangular. A última decisão vencida pela Rainha aconteceu nos Jogos Pan-Americanos no Rio de Janeiro, em 2007. As brasileiras golearam os Estados Unidos por 5 a 0, com a craque deixando dois gols.
A centroavante Amanda Gutierres é outro destaque da competição. Com 24 anos, a jogadora do Palmeiras é vice-artilheira da Copa América, com cinco gols marcados. Ela está a um gol de igualar a atacante Cláudia Martínez, do Paraguai, artilheira do torneio.
A provável escalação do Brasil para a partida deve ser a seguinte:
Lorena: Antônia, Isa Haas, Tarciane e Fátima Dutra; Angelina, Duda Sampaio e Marta; Luany, Gio Garbel