Partidos lançam 10 candidatos que participaram de atos criminosos no 8 de janeiro
Candidatos responderam ou ainda respondem pelas ações penais

Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE
Pelo menos 10 pessoas que responderam ou ainda respondem por ações relacionadas aos atos criminosos do 8 de janeiro tiveram candidaturas registradas por cinco partidos para as eleições deste ano.
Recém-condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), Vanderson Alves Nunes (Novo), conhecido como "Vandinho Patriota", tenta uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso. Por meio de nota, a defesa do político informou que a condenação não impede a candidatura, uma vez que não transitou em julgado e que, portanto, ainda não há suspensão dos direitos políticos.
“Quanto à candidatura, Vanderson está apto a concorrer às eleições, não havendo, neste momento, decisão definitiva que impeça o exercício de seus direitos políticos”, pontuou.
“É importante também não confundir suspensão dos direitos políticos com eventual discussão sobre inelegibilidade, que possui requisitos próprios e deve ser analisada à luz da legislação eleitoral e das circunstâncias concretas do caso”, completou
Também ré na ação relacionada ao 8 de janeiro, Maria Elena Lourenço Passos foi lançada pelo Partido Liberal do Espírito Santo e concorre à deputada estadual.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) enquadrou a conduta de Maria Elena nos crimes de incitação à animosidade entre as Forças Armadas e os Poderes da República e associação ao crime.
Além de Vanderson e Maria Elena, outros oito candidatos responderam pela participação nos atos antidemocráticos. São eles:
Gennaro Vela Neto (Gennaro Vela) concorre a deputado federal pelo Podemos do Paraná;
Henrique Fernandes de Oliveira (Sargento Fernandes) concorre a deputado estadual pelo Republicanos de São Paulo;
Marcos José Pereira (Marcos Vanucci), concorre a deputado federal pelo PL de São Paulo;
Marcos Soares Moreira (Marcos Muralha) concorre a deputado estadual pelo Novo do Espírito Santo;
Regina Aparecida Silva (Regina Tio Ivo) concorre a senadora pelo Novo de Roraima;
Thiago Nunes dos Santos Souza (Thiago Nunes) concorre a deputado federal pelo Democrata do Rio de Janeiro;
Renata Sousa Massa (Renata Massa) concorre a deputada estadual pelo PL da Bahia;
Rogério Souza Lima (Roger Galetos) concorre a deputado federal pelo PL da Bahia.


