Paulo Guedes afirma que próximo passo é dar continuidade ao pacto federativo
Depois da aprovação da Reforma da Previdência, ministro afirma prioridade no pacto federativo para fortalecer os recursos dos estados e municípios

Foto: Arquivo/Tânia Rêgo/Agência Brasil
O ministro da economia, Paulo Guedes, afirmou nesta terça-feira (22) que com a aprovação da Reforma da Previdência, o próximo passo do governo é enviar para o Congresso, na próxima semana, a proposta na reforma do pacto federativo.
O pacto federativo prevê a entrega de mais verbas para os estados e municípios brasileiros, além de desvincular e desindexar o Orçamento.
Quando questionado sobre o Projeto de Emenda Constitucional (PEC) Paralela, o ministro defendeu a aprovação da mesma, visando reincluir os estados e municípios na reforma da previdência, que foi aprovada em segundo turno pelo Senado nesta terça.
“Não adianta resolver o federal (a Previdência) e estados e municípios, não”, disse o ministro.
Paulo Guedes ainda incumbiu aos presidentes da Câmara e do Senado a responsabilidade de definirem o processo político da revisão do pacto federativo e das reformas tributária e administrativa, como cronogramas de votações.
Satisfação com o trabalho do Congresso
O ministro da economia se mostrou satisfeito com o trabalho de oito meses, da tramitação da Reforma da Previdência nas duas casas do Congresso.
“O sentimento é bom, é de que o Congresso fez um bom trabalho. O desempenho do Senado foi excepcional”, acrescentou.
A Reforma da Previdência foi aprovada por 60 votos a favor e 19 contra na noite desta terça-feira.